08 dezembro 2014

TODO CUIDADO É POUCO : HPV !!!

Oi, boa noite minhas lindas e vaidosas !!!


Hoje eu estou aqui pra dar um alô sobre um assunto de muita importância tanto pras MENINAS quanto pros MENINOS !!!!

O HPV ou vírus do papiloma humano  é um condiloma acuminado ou pra entendermos melhor : verrugas genitais , crista de galo, crista de cavalo e é uma doença SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEL, ou seja você pode se cuidar né amore !!!!

O HPV é comum,  tem mais de 100 tipos e pode causar câncer do colo do útero e no anus ... Porem na maioria das vezes não evolui para o câncer.

No caso das mulheres podem estar acompanhando a situação do nosso colo do útero indo ao ginecologista regularmente e realizando o exame PAPANICOLAU.


SINTOMAS :


  • Causa verrugas de tamanhos variáveis. No homem, é mais comum na cabeça do pênis (glande) e na região do ânus.
  •  Na mulher, os sintomas mais comuns do HPV surgem na vagina, vulva, região do ânus e colo do útero. 
  • As lesões do HPV também podem aparecer na boca e na garganta. 
  • Tanto o homem quanto a mulher podem estar infectados pelo vírus sem apresentar sintomas.

   


TRATAMENTO E PREVENÇÃO : 

Para a prevenção temos a vacina que a pouco tempo teve uma campanha que atingiu o publico de 13 anos aos 15 se não me engano. E como técnica de enfermagem e adolescente fiquei um pouco frustrada, pois acho que deveria abranger mais meninas ate porque sabemos que hoje meninas de 16 anos tem vida sexual ativa, mas tudo bem.

Em relação ao tratamento postos de saúde e clinicas da família hoje são locais onde as pessoas portadoras do vírus podem ir, e fazer consultas e o tratamento regular com acompanhamento medico.


Meninas e meninos se cuidem porque corpo só temos esse e é com ele  e se caso acontecer não é o fim do mundo babys, tem tratamento e se tratar não é vergonha pra ninguém !!!!

Beijoooos, se cuidem !!!
Ate a próxima ...


Nenhum comentário:

Postar um comentário